
Somos responsáveis pelo maior programa de monitoramento socioeconômico e socioambiental da história do Brasil.
A E-cons Brasil é responsável pelo serviço de monitoramento da qualidade de vida e dos modos de vida de mais de 5.000 famílias ribeirinhas e mais 1.000 pescadores que convivem com as operações da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no território amazônico da Bacia do Rio Xingu. Um desafio grandioso tecnicamente e em termos logísticos.
Para isso contamos com uma equipe técnica diversificada e multidisciplinar formada localmente para deixarmos legado no território e usamos estratégias metodológicas de capacitação e acompanhamentos técnicos contínuos.
São mais de 30 colaboradores, mais de veículos e lanchas voadeiras para pesquisa, acompanhamento técnico, programação de banco de dados, análises estatísticas e socioeconômicas e interface com o IBAMA.
Utilizamos os estudos baseados no Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), no Índice de Sustentabilidade Socioambiental (ISSA), dentre outros indicadores socioeconômicos, abordagens metodológicas qualtitaivas e participativas e a elaboração de Relatórios técnicos para órgãos ambientais estaduais e federais.
A E-cons Brasil figura hoje como uma das empresas brasileiras mais confiáveis e experientes para execução de serviços de Monitoramento Socioeconômico e Socioambiental.